Home Educação Últimos dias de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos do IFRS

Últimos dias de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos do IFRS

0
Últimos dias de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos do IFRS
Últimos dias de inscrições para mais de 150 cursos gratuitos do IFRS

Mais de 150 opções de cursos gratuitos têm vagas nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ingresso no primeiro semestre de 2023. Há possibilidades para quem quer fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para quem busca apenas o curso técnico ou para aqueles que pretendem fazer um curso superior de graduação.

É possível conferir a lista de cursos e outras informações no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Para estudar no IFRS
Para estudar no IFRS, é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Pode ser uma prova aplicada pelo Instituto; um sorteio entre os candidatos; o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso está publicado na lista de cursos ou nos editais disponíveis no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

Sobre as inscrições:
As inscrições do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 vão até segunda-feira, dia 24 de outubro de 2022, e são feitas no sistema eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa: R$ 40,00 para a seleção por “prova” ou por “prova e nota de Enem” (para cursos técnicos); ou ainda R$ 60,00 para “prova” ou “prova e nota do Enem” (para cursos de graduação).

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral – RG).  É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

 

Vale saber:
No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas). Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

 

Confira as possibilidades para estudar no IFRS:
> Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer um curso técnico integrado ao ensino médio no IFRS, que dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo.

Confira o edital dos cursos integrados ao ensino médio

 

> Quem tem ensino médio completo pode optar por um curso técnico subsequente ao ensino médio para ter uma formação técnica ou por uma graduação, para uma formação superior.

Confira o edital dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e o edital dos cursos superiores de graduação

 

Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

  • Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: até o dia 24 de outubro de 2022
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 25 de outubro de 2022
  • Divulgação dos locais de prova: 29 de novembro de 2022
  • Prova para os cursos que optaram por esse formato de seleção: 04 de dezembro de 2022

Para acompanhar e saber das novidades do processo seletivo o candidato deve acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

  • https://server2.webradios.com.br:19142/9142
  • Rádio Barão 105.9 FM
  • Rádio On Line