Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul alerta sobre os riscos dos cigarros eletrônicos para os jovens

14
Electronic cigarette 电子香烟

Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul alerta sobre os riscos dos cigarros eletrônicos para os jovens

No dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco

Atenta aos perigos crescentes do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens brasileiros, a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) de forma conjunta com a Sociedade Brasileira de Cardiologia trazem um alerta. Segundo dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE) de 2019, pelo menos 16% dos jovens entre 13 e 17 anos já experimentaram os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como DEFs. Esse número alarmante reflete o impacto das mídias sociais, onde os jovens são constantemente expostos a anúncios publicitários e influenciadores.
A temática de 2024 escolhida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), “Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco”, destaca a importância de os jovens exigirem que a indústria do tabaco pare de promover produtos prejudiciais à saúde. Para isso, é fundamental que os governos adotem políticas para proteger os jovens das práticas manipuladoras das indústrias de tabaco, especialmente através do marketing agressivo em plataformas digitais. A SOCERGS apoia essa iniciativa e enfatiza a importância de se proteger os jovens dos perigos do tabagismo e dos cigarros eletrônicos. Em caso de dúvidas ou preocupações sobre saúde cardiovascular, é essencial procurar um médico cardiologista.
Redação: Marcelo Matusiak
Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS)
A SOCERGS é uma entidade dedicada à promoção da prevenção de doenças cardíacas, visando aprimorar a qualidade de vida dos gaúchos. Seu compromisso é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. Destaca-se por sua transparência e clareza em todas as suas atividades com participação ativa de seus sócios e líderes, que contribuem para seu contínuo aprimoramento e evolução ao longo das gestões.
Artigo anteriorCAIXA INICIOU PAGAMENTO DO AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO PARA FAMÍLIAS DO RIO GRANDE DO SUL NESTA QUINTA-FEIRA (30)
Próximo artigoEm um mês, ações federais voltadas ao Rio Grande do Sul mobilizam R$ 62,5 bilhões