Segundo dia de conclave no Vaticano
Nesta quinta-feira, 8 de maio, o Vaticano vive o segundo dia do conclave que definirá o novo papa, após a renúncia do Papa Francisco, anunciada no início de abril por motivos de saúde.
O conclave reúne 118 cardeais com menos de 80 anos, vindos de diversos países, em sessões secretas na Capela Sistina, onde realizam votações sucessivas até que um dos candidatos alcance dois terços dos votos (mínimo de 79 votos) para ser eleito.
Durante as sessões, a chaminé da Capela Sistina emite fumaça preta para indicar que não houve consenso, e fumaça branca para anunciar que um novo papa foi escolhido. Até o momento, duas rodadas de votação foram realizadas, ambas sem resultado positivo.
Especulações apontam que os principais candidatos são o cardeal italiano Matteo Zuppi, o filipino Luis Antonio Tagle e o brasileiro dom Odilo Scherer. A expectativa é de que novas votações ocorram ainda hoje e amanhã, caso necessário.
Milhares de fiéis se reúnem na Praça de São Pedro, acompanhando atentamente os sinais da chaminé e rezando pela escolha do novo líder da Igreja Católica.





















