Encontro de ministros da Diocese de Erexim aprofunda sua espiritualidade e vida em conformidade com ela

108
SONY DSC

Encontro de ministros da Diocese de Erexim aprofunda sua espiritualidade e vida em conformidade com ela

Mais de 850 ministros das 30 Paróquias da Diocese de Erexim participaram do encontro dos ministros e ministras neste domingo, 20, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, dia dos leigos e leigas e início da Campanha para a Evangelização e do 3º Ano Vocacional no Brasil, na sede paroquial N. Sra. do Rosário de Barão de Cotegipe. O encontro estava marcado para o ano de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia Covid-19.

Os participantes foram acolhidos com música na porta da igreja por animado grupo da Paróquia.

Em seguida, no interior da igreja, depois de festiva acolhida e apresentação animada pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Santuário e do Seminário N. Sra. de Fátima, coordenada pelo Pe. Jair Carlesso, Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erexim, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Comissão de Ministros, representantes da Paróquia N. Sra. de Fátima de Entre Rios do Sul conduziram a oração inicial com diversos símbolos expressando a vida e ação dos ministros – Círio Pascal, a missão recebida no Batismo; a veste litúrgica, o ministério; o cibório, o exercício do ministério extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística; flores, recordando os que não puderam participar e os já falecidos; a bíblia, o anúncio da Palavra.

Na sequência, Pe. Gustavo Haas, Pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, Bairro Chácara das Pedras da Arquidiocese de Porto Alegre e coordenador do Curso de Teologia e Capelão da PUC do Rio Grande do Sul, explicitou o tema de reflexão do encontro, a espiritualidade eucarística do ministro a partir da Carta Apostólica do Papa Francisco, Desiderio Desideravi, Desejei Ardentemente, sobre a formação litúrgica do Povo de Deus. O tema em torno da Eucaristia foi escolhido em vista do recém-findo 18º Congresso Eucarístico Nacional, também adiado de 2020 para este ano por causa da pandemia e que teve por tema “Pão em todas as mesas” e por lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

Após o almoço, preparado e servido com muita dedicação pelo Conselho Econômico e voluntários da sede paroquial, representantes da Catedral São José animaram recitação do terço. O assessor continuou na exposição do tema de estudo.

Na conclusão do encontro, Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo diocesano, presidiu a missa de encerramento do grande encontro, concelebrada por 18 padres, tendo o Pe. Lucas Stein como cerimoniário e a participação de dois Diáconos. Durante a missa, o Bispo declarou aberto o 3º Ano Vocacional do Brasil na Diocese de Erexim.

A reflexão do assessor do encontro

Pe. Gustavo iniciou referindo-se à sua mãe, ministra na sua comunidade; aos 12 ministros da Paróquia em que atua e que ele mesmo recebeu o ministério de acólito de Dom Girônimo no início de seu ministério episcopal. Prosseguiu sua reflexão tendo como iluminação o documento do Papa Francisco sobre a formação litúrgica do povo de Deus que destaca a constante atualização do mistério da salvação, a liturgia como lugar de encontro com Cristo, a Igreja como sacramento dele, a beleza da verdade da celebração cristã e formação litúrgica séria e vital, a arte de bem celebrar, a dinâmica da linguagem simbólica. Ao longo da exposição, o assessor fez referências práticas para a celebração litúrgica, a espiritualidade e os compromissos dela decorrentes.

A homilia do Bispo

Ressaltou a solenidade de Cristo Rei celebrada num contexto de sofrimento comentando aspectos das leituras e do evangelho. Na primeira leitura, aparece a figura de Davi, constituído rei de Israel com a missão de cuidar, acompanhar e proteger o Povo de Deus, a ele confiado. Ele é figura de Cristo, de sua descendência. A segunda leitura apresenta belo hino cristológico, acentuando a primazia de Cristo, Senhor dos vivos e dos mortos. O evangelho narra a morte Cristo na cruz. Ela é trono Cristo, cuja coroa é de espinhos. Ele é rei pelo serviço, seu projeto é de amor incondicional ao Pai e aos irmãos por quem dá a própria vida. Depois destes e outros aspectos da liturgia da Palavra da solenidade, destacou o início do 3º Ano Vocacional do Brasil, citando seu tema, lema e objetivos. Ressaltou o escasso número de padres na Diocese e exortou a todos a serem promotores de todas as vocações. Declarou aberto o Ano Vocacional na Diocese de Erexim. Agradeceu aos ministros e ministras por sua vida e atuação nas comunidades. Motivou-os com ênfase a viverem sua missão, buscando a santidade, com especial cuidado pela Santa Eucaristia e pelos espaços e objetos sagrados, conforme a catequese do assessor. Insistindo na centralidade da Eucaristia na sua espiritualidade, lembrou o beato Carlo Acutis que via nela a estrada, o caminho mais direto para o céu. Recordou algumas iniciativas em favor das vocações, como a oração persistente obedecendo ao mandato de Cristo de pedir ao Senhor da messe que envie operários para ela; a recitação de dezena do terço antes das celebrações e reuniões. Concluiu a reflexão desejando que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, modelo de resposta ao chamado do Senhor, ajude a todos a viverem fielmente sua vocação, tendo Jesus Cristo, Rei do Universo, como o Centro de toda a sua existência. Que todos vivam com os “corações ardentes e pés a caminho”, numa Igreja orante e fervorosa.

Agradecimentos e comunicações finais

Pe. Jair, no final da celebração, agradeceu à comissão dos ministros pelo planejamento do encontro; aos representantes de Entre Rios do Sul pela animação da oração inicial, aos da Catedral pela condução do terço e aos de Viadutos pela da missa. Agradeceu à presenta de todos e pelo seu trabalho nas comunidades; ao Pe. Paulo, conselho econômico e voluntários da Paróquia pela organização da infraestrutura do evento; ao Pe. Sala pela animação vibrante do mesmo; ao assessor por sua oportuna e profunda reflexão. Os participantes manifestaram seu reconhecimento a ele por calorosa salva de palmas. Pe. Jair deu também informações sobre a conclusão dos cursos deste ano da Escola de Servidores, dia 29 deste mês em Erechim e dia 30 em Jacutinga. No próximo ano, haverá curso em Erechim e em Getúlio Vargas.

Dom Adimir endossou todos os agradecimentos expressos pelo Pe. Jair e pediu aos participantes para partilharem a experiência do encontro em suas comunidades, levando-lhes as orientações práticas do mesmo, especialmente a forma de receber a Sagrada Comunhão, apresentando a mão esquerda aberta como trono e depois comungá-la, não “pegar” diretamente a hóstia para comungar. Enfatizou novamente a realização do Ano Vocacional, sendo todos promotores de todas as vocações e cultivar a espiritualidade própria dos ministros, conforme a orientação do assessor.

Dados biográficos do Pe. Carlos Gustavo Haas

Nasceu no dia 25 de abril de 1964, em Montenegro, RS. Estudou no Seminário Menor de Gravataí, cursou filosofia no Seminário de Viamão e Teologia na PUC de Porto Alegre. Foi ordenado padre no dia 15 de dezembro de 1990. Naquele ano, ao completar 20 anos de padre, irmão seu foi também ordenado presbítero. Pe. Gustavo pertence ao Presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre. Exerceu, entre outras, as seguintes funções: Vigário-paroquial de Camaquã, em 1991 e 1992; Pároco da Paróquia Na. Sra. de Lurdes, em 1995 e 1996 e do Divino Mestre, de 1997 a 2001, ambas em Porto Alegre; Vice-reitor do Seminário de Viamão e assistente dos filósofos da Arquidiocese no mesmo Seminário de 2001 a 2005. De 2006 até julho de 2010, foi assessor de liturgia da CNBB. Em 1993 e 1994, fez mestrado em liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo, em Roma. Depois foi Pároco da Catedral Metropolitana. Atualmente é Pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, Bairro Chácara das Pedras da Arquidiocese de Porto Alegre e coordenador do Curso de Teologia e Capelão da PUC do Rio Grande do Sul.

Artigo anteriorFILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE CREME DE LEITE E ALCAPARRAS 
Próximo artigoAuxílio Brasil é pago a beneficiários com NIS de final 4