Eleições terminam em Portugal com abstenção entre 32% e 46,5%

10
Young woman tourist enjoying beautiful cityscape top view on the old town holding the flag of Portugal in hands during the sunny day in Lisbon city

Eleições terminam em Portugal com abstenção entre 32% e 46,5%
Serão escolhidos 230 deputados da Assembleia da República do país

Terminou neste domingo (10) o processo eleitoral das eleições legislativas de Portugal para escolher 230 deputados da Assembleia da República. As projeções das televisões indicam que a abstenção deverá ficar entre 32% e 46,5% dos 10,8 milhões de eleitores aptos a votar.

A votação encerrou às 19h (horário local) em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), até às 16h (horário local), haviam votado 51,96% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas legislativas, realizadas em 30 de janeiro de 2022, quando o comparecimento média às urnas à mesma hora se estimava em 45,66%.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

A eleição, que acontece dois anos antes do previsto, foi desencadeada pela renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção há quatro meses. O pleito coloca em confronto os dois partidos que se alternam no poder desde o fim de uma ditadura fascista há cinco décadas, o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD).

*Com informações das agências Lusa e Reuters

Edição: Sabrina Craide
Fonte: Agência Brasil

Artigo anteriorPEC propõe proteção à privacidade mental na era das neurotecnologias
Próximo artigoPão caseiro sem glúten