Home Geral Defesa Civil Nacional apoia municípios gaúchos afetados pela chuva

Defesa Civil Nacional apoia municípios gaúchos afetados pela chuva

0
Defesa Civil Nacional apoia municípios gaúchos afetados pela chuva

Defesa Civil Nacional apoia municípios gaúchos afetados pela chuva

 

Técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foram mobilizados para atuar nos locais atingidos e seguiram para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30). “Os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa trabalham juntos para ajudar a população”, disse o ministro Waldez Góes

 

Brasília (DF) – A Defesa Civil Nacional está apoiando municípios afetados pela chuva no Rio Grande do Sul. Em reunião com órgãos de monitoramento do Governo Federal e representantes do estado, técnicos da área detalharam as previsões meteorológicas para os próximos dias e juntos preparem as ações que serão executadas. Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foi mobilizada para atuar nos locais mais atingidos. Quatro integrantes já seguiram para o estado nesta terça-feira (30).

Os primeiros alertas de chuva intensa foram emitidos no fim de semana, com previsão de persistência do cenário até, pelo menos, a próxima quarta-feira (2). Nesta terça-feira (30), choveu acima da média esperada para o mês, provocando ocorrências de inundação de diversas bacias hidrológicas. Até a publicação desta matéria, foram registradas cinco mortes em municípios gaúchos. Setenta e sete municípios foram afetados; e o número de desabrigados chegou a 198.

Apoio imediato

Nas redes sociais, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que, a pedido do presidente Lula, está em contato com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “A Defesa Civil Nacional presta apoio imediato ao estado. Ressalto ainda que os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Defesa trabalham juntos para ajudar a população”, disse o ministro.

A pedido do Governo do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil Nacional também solicitou apoio operacional das Forças Armadas para auxiliar nas ações de busca e resgate de vítimas e desobstrução de estradas. “Na quinta-feira (2), a previsão indica acumulado de chuva significativo. Os solos que estão encharcados e os rios que estão elevados terão uma piora, o que vai potencializar os danos”, afirma o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta, Tiago Molina Schnorr.
Nesta terça-feira (30), a Defesa Civil Nacional também realizou uma reunião do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil com agências federais para estabelecer mais ações de preparação e resposta.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2034-5498/ 2034-5399

  • https://server2.webradios.com.br:19142/9142
  • Rádio Barão 105.9 FM
  • Rádio On Line