Com emoção e homenagens SUTRAF-AU comemorou 20 anos

86

Com emoção e homenagens SUTRAF-AU comemorou 20 anos
Evento marcou início das comemorações das duas décadas do sindicato dos agricultores familiares no Alto Uruguai


Uma viagem no tempo, foi isso que agricultores e agricultoras familiares presentes no evento de comemoração dos 20 anos do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU viveram por um momento. Por meio de um vídeo institucional, os participantes puderam relembrar passagens da história que ajudaram no desenvolvimento do sindicalismo e na criação do SUTRAF-AU. O evento realizado nesta terça-feira, 28 de março, mesmo dia da fundação do Sindicato, marcou o início das comemorações dos 20 anos.

A cerimônia de abertura contou com uma mística, que destacou como as lideranças do passado foram sementes, lutando pela unificação do sindicato, para que este se tornasse forte a atuante. O coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, agradeceu em seu discurso o trabalho dos coordenadores, lideranças sindicais, agricultores, que dividiram e enfrentaram inúmeras dificuldades, mas que não desistiram sendo resilientes e contribuindo para a constituição do SUTRAF-AU. “Gratidão por tudo o que vocês fizeram e fazem pelo SUTRAF-AU e consequentemente por toda a região. Para que nós chegássemos a esse dia, muita luta ocorreu, muitos agricultores tiveram que deixar suas propriedades, seus afazeres para ir para rua, lutar pelo seguro agrícola, por aposentadoria, por crédito para poder desenvolverem sua produção”, comentou.

O coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF/RS, Douglas Cenci, salientou, em seu discurso, o papel  e a importância do SUTRAF na defesa dos agricultores e do trabalho na agricultura.

Lutas
O SUTRAF-AU ao longo de sua história foi protagonista e também atuou em parceria com outras entidades e associações em inúmeras lutas, como a conquista do SUS, da aposentadoria rural, seguro agrícola, defesa da previdência social, organização de agricultores por meio de agroindústrias, criação de feiras para comercialização de produtos da agricultura familiar. Atuando sempre em defesa dos agricultores, buscando melhores condições de vida digna e de trabalho, para produção de alimentos de qualidade para a população em geral.

Atuação
Representando a agricultura familiar regional que tem mais de 15 mil famílias, o SUTRAF-AU conta com uma direção de 242 pessoas, possuindo 21 sedes municipais com atuação em 26 municípios. O SUTRAF-AU é filiado à FETRAF/RS e a CUT – Central Única dos Trabalhadores.

Evento
Participaram do evento representantes de associações, cooperativas de produção e crédito, eletrificação e comercialização. Além disso, representantes de sindicatos urbanos, movimentos sociais, entidades de ensino superior público, representantes de municípios, por meio de vice-prefeitos e vereadores. Lideranças sociais e ex-coordenadores do SUTRAF-AU, sendo Rui Valença, Adilson Baroni, Ari Petuzatti, Eloir Grizeli e Douglas Cenci.

Fotos: Jéssica França/SUTRAF-AU
Homenagens marcaram a comemoração dos 20 anos do SUTRAF-AU
 
 

Assessoria de Comunicação 
SUTRAF- AU
(54) 2106-8072
Erechim – RS
Artigo anteriorComitiva da AMAU é recebida por ministro
Próximo artigoSalada cremosa de bacalhau