Um novo ciclone extratropical, com posterior formação de frente fria, se organiza sobre o Sul do Brasil entre os dias 7 e 8 de novembro de 2025, deixando os estados da região Sul do Brasil, várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta para tempestades e ventania severas. O processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania. Rajadas de vento em torno de 100 km/h poderão ocorrer principalmente em áreas litorâneas e serranas.
No interior dos estados do Sul do Brasil, o vento e as rajadas fortes a muito fortes devem ocorrer principalmente durante a sexta-feira, 7 de novembro. Todas as áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná vão sentir o impacto dos ventos do ciclone extratropical, com maior ou menor intensidade. A maioria das rajadas mais intensas devem variar entre 60 km/h e 85 km/h, mas nas áreas mais altas das serras, as rajadas podem até superar um pouco os 100 km/h. No sábado, 8 de novembro, as rajadas de vento continuam pelo interior dos estados.
No Sul do Brasil, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer na sexta-feira, 7 de novembro. Porém, no sábado, ainda deve chover muito nas áreas litorâneas do centro e norte do Rio Grande do Sul e no centro-sul de Santa Catarina.
Josélia Pegorim/Climatempo






















