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7 possíveis benefícios do vinho para a saúde

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7 possíveis benefícios do vinho para a saúde
Excellent red wine tasting at night

O vinho, contém resveratrol, um composto presente principalmente nas cascas das uvas roxas e que possui propriedades antioxidantes, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças, como câncer, infarto, derrame e diabetes.

Além disso, os outros antioxidantes presentes no vinho tinto, como taninos e flavonoides, também contêm ação prebiótica, ajudando a aumentar a quantidade e qualidade de bactérias benéficas no intestino, diminuindo as inflamações e ajudando a fortalecer o sistema imunológico
No entanto, o consumo excessivo de vinho é prejudicial e pode contribuir para alguns problemas de saúde, como alcoolismo, câncer e pressão alta. Além disso, por conter álcool, o vinho não é recomendado para algumas pessoas, como menores de 18 anos e mulheres que estejam grávidas ou amamentando.
Alguns dos possíveis benefícios que o consumo de vinho tinto pode oferecer para a saúde são:

Diminuir o risco de aterosclerose, porque ajuda a aumentar os níveis de HDL, o “colesterol bom”, além de ajudar a diminuir os níveis do colesterol “ruim”, o LDL, no sangue;
Ajudar a evitar pressão arterial, por ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue;
Prevenir câncer, ajudando a combater os radicais livres, um dos responsáveis pelos danos às células saudáveis do corpo;
Ajudar no tratamento de doenças crônicas, como artrite ou problemas na pele, devido a sua ação anti-inflamatória e antioxidante;
Prevenir trombose e derrame, porque possui ação antioxidante e anti-inflamatória, evitando a oxidação das células de gordura e a formação de placas de gordura nas artérias;
Fortalecer o sistema imunológico, por conter propriedades anti-inflamatórias e prebióticas, melhorando a qualidade e quantidade das bactérias benéficas no intestino e fortalecendo as células do sistema imune;
Ajudar a evitar a diabetes, porque as propriedades antioxidantes da bebida podem prevenir a resistência à insulina, o hormônio responsável pelo controle dos níveis de glicose no sangue.
É importante lembrar que esses possíveis benefícios podem ser obtidos somente com o consumo moderado de vinho. Vale ressaltar, também, que ainda não existem estudos feitos por longos períodos que comprovem a relação direta entre o consumo de vinho tinto e os seus benefícios na saúde.
Além disso, os antioxidantes presentes no vinho também podem ser encontrados em altas quantidades em outros alimentos, como uva e suco de uva roxa, cacau e frutas vermelhas, oferecendo os mesmos benefícios à saúde.

Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 ml de vinho tinto, vinho branco e suco de uva:
Para se alcançar os possíveis benefícios com o consumo do vinho, é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.
Quantidade máxima recomendada
A Associação Americana do Coração recomenda que a ingestão segura de vinho por dia seja de até 148 ml para mulheres e de até 295 ml para homens, considerando que o vinho contenha até 12% de álcool.

Quais são os possíveis malefícios
O consumo excessivo de vinho pode aumentar o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, como de boca, de mama, de garganta, de fígado e de esôfago.

Além disso, a ingestão excessiva de vinho também pode causar outros problemas, como cirrose hepática, problemas de memória, ansiedade, depressão, alcoolismo, pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

Quem não pode consumir vinho
O vinho não deve ser consumido por mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Assim como essa bebida não é indicada para menores de 18 anos e para pessoas que estejam dirigindo.

Pessoas que estejam em período de tratamento ou recuperação do alcoolismo ou que possuem dificuldades de controlar a quantidade de consumo de bebidas alcoólicas não devem consumir vinho.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regularmente ou que possuem problemas de saúde devem sempre consultar um médico antes.
Fonte: Tua Saúde

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