RS não exigirá prescrição médica para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid

   A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) definiu, nesta segunda-feira (27), que irá vacinar as crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul sem a necessidade de prescrição médica. Conforme a pasta, elas só precisam ir a qualquer um dos pontos de vacinação do Sistema Único de Saúde acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

   A medida foi tomada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). De acordo com a SES, ela segue a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a imunização com a vacina da Pfizer (Comirnaty) para esse público no dia 16.

   “A vacinação é uma escolha consciente de um familiar que quer que o seu filho seja saudável. Deixamos claro que a vacinação estará disponível e esperamos que os familiares coloquem a importância de ter um filho em seus braços”, salientou a secretária Arita Bergmann.

   Para a aplicação do imunizante será exigido um documento de identificação oficial da criança, apenas para fins de registro. A SES estima que o público entre 5 e 11 anos no estado seja de 964.273 crianças.

   A secretária Arita destacou ainda que “a vacinação deste público é proteção, é fazer com que este grupo retorne no próximo ano às aulas com a vacina no braço”. Ela reforçou que a vacina é segura e que evidências científicas comprovam a importância da imunização deste grupo.

   “Certamente, o estado do RS saberá organizar a operacionalização desta campanha com todos os cuidados, evitando possíveis erros de imunização, capacitando as equipes, organizando as UBSs e informando os familiares sobre a importância desta vacina”, sublinha.

   A Prefeitura de Porto Alegre também não irá exigir prescrição médica para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos na Capital. Anteriormente, porém, o prefeito Sebastião Melo afirmou, em nota, que “toda e qualquer decisão sobre esse assunto partirá do Ministério da Saúde” e que “cumprirá o que for determinado no Programa Nacional de Vacinação”.

Artigo anteriorSuspeito de assalto é morto durante confronto com a polícia em Porto Alegre
Próximo artigoReceita de Costelinha de porco assada especial