Secretaria da Cultura do RS promove eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra

Uma agenda de eventos da Secretaria Estadual da Cultura marca o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), no Rio Grande do Sul. Em 2021, faz 50 anos da idealização da data.

Segundo a pasta, a programação envolve instituições do estado, entidades parceiras da Comissão do Cinquentenário e diversas prefeituras. As atividades começaram a ser realizadas em maio.

“O Cinquentenário é mais uma oportunidade de celebrar a diversidade, pensar nos problemas complexos da sociedade e projetar um futuro menos desigual”, diz a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Uma das atrações previstas é um concerto com quatro solistas negros na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Irão se apresentar o pianista Marcos Aragoni e os cantores Saulo Javan (baixo-barítono), Edna D’Oliveira (soprano) e Geilson Santos (tenor).

O II Festival Cinema Negro em Ação promove obras audiovisuais produzidas por pessoas negras. A competição ocorre entre os dias 20 e 27 de novembro e tem formato híbrido, com sessões presenciais na Cinemateca Paulo Amorim, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

A lista completa de eventos está no site do Cinquentenário 20 de Novembro.

Artigo anteriorPresos suspeitos de integrar grupo que usa drone para enviar drogas e dinheiro para presídios no RS
Próximo artigoBOLINHO DE ARROZ INTEGRAL ASSADO