Nota do Enade coloca Engenharia Elétrica da URI entre os melhores cursos do Brasil

Com nota 4, de um total de 5, no conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o Curso de Engenharia Elétrica da URI Erechim é o 21º melhor curso do país, entre os 365 avaliados, cujos resultados foram anunciados estão baseados no ano de 2017. Os resultados foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília. Entre os cursos avaliados, estão os de universidades públicas municipais, estaduais e federais, bem como universidades comunitárias e privadas com fins lucrativos.

Além disso, os números apontam que o Curso de Engenharia Elétricado Câmpus é 2° melhor entre os 240 cursos de Engenharia Elétrica das universidades privadas (sem e com fins lucrativos) no Brasil, e o 3° melhor do Rio Grande do Sul, com a UFRGS em 1º Lugar e o IFSul-Pelotas em 2° Lugar. O curso de Engenharia Elétrica da URI conquistou ainda conceito 5 no IDD (Indicador de Diferença de Desempenho), o que o coloca em 9° lugar no Brasil entre 340 cursos de engenharia elétrica avaliados.

Segundo o INEP, o objetivo do ENADE é aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Do ENADE deriva o Conceito ENADE e o IDD. O Conceito ENADE é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. Por outro lado, o IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no ENEM.

O coordenador do curso, professor Cássio Luciano Baratieri, destaca que os resultados refletem o comprometimento dos alunos, docentes, funcionários e da direção na consolidação de um curso de Engenharia Elétrica de excelência. “No ano de 2017, o curso recebeu conceito 5 na avaliação de reconhecimento, referente à organização didático-pedagógica, corpo docente e Infraestrutura. O resultado obtido pelos alunos no Enade 2017 confirma a qualidade na formação pessoal, social e profissional do estudante, inserindo o curso de Engenharia Elétrica da URI Erechim entre os melhores cursos da região e do Brasil”, enfatiza o professor Cássio.

O diretor acadêmico do câmpus e também professor do curso, Adilson Luís Stankiewicz, destaca que toda uma construção foi feita para que o curso obtivesse este índice nesta rigorosa avaliação externa, desde a construção de laboratórios de ensino e pesquisa de excelência até a montagem do quadro de professores, com especialistas profissionais, mestres e doutores, com as ações de motivação quanto a importância do Enade junto aos acadêmicos, o esforço destes acadêmicos compreendendo a importância da avaliação e o esforço dos funcionários da instituição, tudo isto convergiu para o excelente resultado obtido nesta avaliação. “Ganha a comunidade regional que recebe profissionais de excelente qualidade profissional e humana, inseridos no contexto da comunidade, que certamente contribuirão de forma decisiva para o desenvolvimento da região”, afirma o diretor.

Fonte: Jornal Bom Dia

Artigo anteriorBOLO DE CHOCOLATE INTEGRAL COM COBERTURA
Próximo artigoRio Jupirangaba transborda a alaga centro da cidade