Doação de Órgãos tem semana de debate e conscientização

0
1180
Doação de Órgãos tem semana de debate e conscientização
A 12ª Semana de Doação de Órgãos da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), iniciou na tarde desta segunda-feira (25) em Erechim. Com o objetivo de disseminar ainda mais a doação de órgãos que é um grande desafio da atualidade a equipe da Comissão Intra- hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para  Transplantes (CHDOTT) apresentou aos participantes números e perspectivas de trabalho do hospital.
Segundo a supervisora de serviços assistenciais Débora Giacomini, foram realizados até o mês de julho no Brasil, 1.666 transplantes, Cerca de 5.309 tiveram oportunidade de doar e destes 3.643 não aceitaram realizar a doação. No Rio Grande do Sul, foram notificados 385 casos, 241 não aceitaram doações e 144 doaram os órgãos. Em Erechim foram feitos cinco procedimentos, quatro deles no Hospital Santa Terezinha.
Em palestra realizada no primeiro dia do evento, o médico responsável pelo serviço hepático e pela equipe de transplantes de fígado do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, Paulo Reichert, enfatizou que no Brasil hoje a luta é contra uma porcentagem de 43% de rejeição de doação de órgãos no Brasil.
Amanhã a programação segue as 14h, com palestra com da enfermeira Fabiana Dal Conte, da Organização a Procura de Órgãos de Passo Fundo – Logística do processo de doação e transplante, no Espaço Santa Terezinha – Centro Médico 6º andar. Ainda nesta terça-feira, as 9h às 11h e das 13h às 15h será feita a divulgação e distribuição de material informativo junto a Esquina Democrática. Na sexta -feira, 27, será lançado o curta-metragem ‘É tempo de recomeçar’, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Fonte: Atmosfera online

Deixe uma resposta