Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realizará coletas neste sábado

0
1260

Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho realizará coletas neste sábado
A ABERSE – Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim abrirá suas portas neste sábado, 11, pelo turno da manhã, para realizar coleta de sangue de um grupo de doadores, numa campanha promovida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

No dia 5 de fevereiro a enfermeira Gelsiane Pavan, da equipe técnica do Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho e responsável pelo setor de Triagem Clínica e Hematológica, proferiu uma palestra para um grupo da comunidade da Igreja. Na ocasião explanou sobre a importância do papel do doador, no sentido de, através de um gesto solidário, generoso e altruísta, ajudar a salvar vidas.

No evento, também, foi esclarecido à idade e as condições necessárias para ser um doador, bem como, os documentos necessários para realização da doação e as dúvidas dos presentes, no propósito de estimular a conscientização e a importância da doação.

Após a palestra os participantes se organizaram para realizar a doação de sangue e, por se tratar de um grupo, foi agendado os procedimentos para o turno da manhã do dia 11, próximo sábado.

A unidade hemoterápica abrirá a partir de abril, em caráter experimental, um sábado ao mês, para, inicialmente, acolher os doadores que não conseguem realizar suas doações de segunda a sexta, horário de atendimento normal e, ainda, para analisar se existe demanda de doadores para este específico dia da semana.

Essa medida visa atender uma reivindicação da comunidade de doadores que manifesta não ter condições de realizar seu ato solidário nos dias rotineiros de coleta.

Deixe uma resposta