Caminhos Poloneses – O turismo rural que encanta todas etnias

0
2567
Um grupo de agricultores de Ipiranga do Sul viveu um dia por demais diferente no início desta semana, em Áurea, onde conheceu os costumes, a culinária e os encantos da cultura polonesa. O grupo fez a rota de turismo rural “Caminhos Poloneses”, que é formada por famílias tradicionais do município e coordenada pelo escritório municipal da Emater de Áurea.

A recepção foi com saudação especial na porta da Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Claro.

A Capital polonesa dos brasileiros sabe receber seus convidados como poucos. O presidente da Braspol – a entidade que reúne os dois países, Arlindo Waczuk, acompanhou o grupo durante todo o dia, nos “Caminhos Poloneses”.

A coordenadora do “Caminhos Poloneses”, Ligia Wencelewski, preocupa-se com todos os detalhes para o bem estar dos visitantes.

O grupo de Ipiranga do Sul também conviveu várias horas com o historiador polonês Gustavo Odyseja, que está em Áurea fazendo um trabalho de pesquisa. Ele é sempre acompanhado e assessorado pelo professor em historia polonesa e membro da Braspol, Artêmio Modtkowski. O radialista Laior Baggio, que agora é assessor de comunicação da Prefeitura de Áurea, registra todos os momento que os visitantes vivem, na cidade e no interior.

A população da Capital Polonesa dos Brasileiros é muito receptiva e cultua com seriedade o lema da cidade: “Nosso maior tesouro é nossa gente e nossa cultura”.

O Roteiro caminho Poloneses é integrado por duas rotas turísticas, cada uma com seus encantos, rituais e peculiaridades:
• Trilha dos Imigrantes
• Resgatando a História

As propriedade que integram os roteiros destacam-se pelos belos jardins com plantas diversas, sendo várias delas resgatadas da cultura Polonesa, entre outros encantos que são destacados em cada família, para a preservação da tradição Polonesa.

Um pouco sobre a História do município
O Município de Áurea – RS localiza-se na região norte do Rio Grande do Sul, região do Alto Uruguai, próxima a Cidade de Erechim. A economia é essencialmente agrícola, baseada na agricultura familiar.

O povoamento teve início por volta de 1906, com a vinda dos poloneses. O município atualmente possuí 3.665 habitantes, destes, 90% são de descendência polonesa, onde preservam os costumes, hábitos alimentares e crenças.

Áurea conquistou o título de Capital Polonesa dos Brasileiros, devido a presença da cultura polonesa no dia a dia das famílias, Para que a história permaneça ainda mais viva, alguns eventos se tornaram tradição e estão oficializados do calendário do município, como a Festa Nacional da Czarnina, em junho. O prato típico, que dá o nome ao evento é uma deliciosa sopa de pato.

Também há a Festa do Ognisko, na qual a população tem a tradição de assar linguiças em longos espetos de taquara no fogo de chão, cantar e contar histórias.

Uma atração desta festa é a Wodka (vodka), especialmente preparada e servida em garrafas dentro de blocos de gelo.

O brinde típico é “na zdrowie” que quer dizer: saúde!
Nesse contexto a Emater-RS/ASCAR, desenvolve ações de assistência técnica, as quais primam pela sustentabilidade, visando agregar importância aos produtos e serviços rurais, mediante a valorização de patrimônios culturais e naturais do campo sem, contudo, descaracterizar os modos de ser das comunidades receptoras.

Visualizou-se o potencial turístico através do qual a tradição cultural polonesa pode ser compartilhada.
As pessoas interessada em conhecer o município de Áurea, e seu encantos, podem realizar suas visitas todos os dias da semana, através de excursão agendadas.

As excursões que visitarem os roteiros, tem incluso no pacote, além da visitação as propriedade e seus atrativos: “Przekąska” (lanche de recepção), almoço típico Polônes, “Na Zdrowie” e o encantador Ognisko.

Mais Informações: Escritório da EMATER de Áurea – RS – (54) 3527 1073
Roteiros:
• Caminhos Poloneses – Trilha dos Imigrantes (54) 9.9962 2263 e/ou (54) 9.9154 0638 e/ou (54) 9.9172 9071
• Caminhos Poloneses – Resgatando a História (54) 9.8442 5621 e/ou (54) 9.9635 0669 e/ou (54) 9.9985 8694

Venha conhecer e se apaixonar pelos costumes e tradições da culturas polonesa.

Deixe uma resposta