É fácil esquecer a cautela quando se está diante das ceias de Natal e Ano Novo – e de todas as confraternizações que acontecem no período. O resultado não costuma ser o mais desejado por quem gosta de cuidar da saúde. Passada a euforia, é hora de voltar ao normal, e com essas dicas da nutricionista Vanessa Abreu, do blog Corre Aqui, os exageros do final do ano serão apenas uma vaga lembrança.
Volte a se exercitar
Se você não fez isso já nesta primeira semana do ano, não se sinta culpada. Afinal, sempre é tempo de recomeçar. Pode parecer estranho no início, mas basta retomar mesmo em um ritmo abaixo daquele no qual você terminou o ano. “Quanto mais rápido as atividades físicas forem retomadas, melhor”, sugere Vanessa.
Capriche na hidratação
Sucos naturais, chás e muita, muita água. Estamos no verão e líquidos são essenciais para manter o corpo hidratado e refrescado, mas também regular o intestino e facilitar a digestão. “A água ajuda a ‘limpar’ o corpo e eliminar as toxinas que ficaram nele”, explica Vanessa.
Abrace os alimentos naturais
Carne vermelha, doces, massas, enlatados… dificilmente se passa Natal e Ano Novo longe deles, e quase sempre as quantidades consumidas passam do limite. Então, por que não ao menos dar um tempo e devorar frutas, verduras e legumes? Eles ajudam a limpar o organismo e recuperar o metabolismo. Bom apetite.
Dê um up no seu metabolismo
Alguns alimentos possuem substâncias que ajudam a aumentar o consumo de calorias pelo corpo – canela, gengibre, cúrcuma, pimenta e óleo de coco são alguns deles – e incluí-los no preparo dos lanches e refeições irá contribuir para perder aqueles quilinhos a mais. “Além disso, gengibre e a cúrcuma também são anti-inflamatórios e reforçam as defesas do organismo”, explica Vanessa.