Aratiba tem o melhor desempenho na Educação Infantil da região

Nesta terça-feira, 06 de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lançou a nova edição da Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. O estudo tem como base dados de 2015, e traça um panorama da situação da oferta de vagas na educação infantil pelos Municípios gaúchos.

O ranking aponta que Aratiba tem o melhor desempenho entre todas as 32 cidades da região Norte do Estado.

O Município pelo segundo ano consecutivo mantém o primeiro lugar na região e o 88º no Estado, com taxa de atendimento de 71,13%. A média do RS é de 48,13%.

A educação infantil é responsabilidade dos municípios. Para crianças de até três anos, o Plano Nacional da Educação (PNE) determina que até 2024 metade dos meninos e meninas nesta faixa etária precisam estar matriculadas nas creches. Para a população de quatro e cinco anos, a matrícula é obrigatória na pré-escola. O PNE diz que, a partir de 2016, todas as crianças precisam estar frequentando a pré-escola.

No entanto, ainda estamos longe disso. Segundo a pesquisa do tribunal, apenas 19% dos municípios gaúchos cumprem a meta.

Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 já atingiram a meta de atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos. No que tange a faixa etária de 4 a 5 anos, 94 Municípios já alcançaram a meta estabelecida pelo Plano.

Para a secretária da Educação, Rosângela Matté Poletto, esse desempenho se deve ao trabalho em equipe, investimentos feitos pela Administração Municipal, como ampliação do espaço físico, equipamentos, materiais pedagógicos diferenciados e formação dos profissionais, destacando a qualidade dos profissionais e a dedicação com o que desempenham suas funções. Dessa formação tivemos a confiança da comunidade.

ViaJornal Boa Vista
Artigo anteriorDuas pessoas morrem afogadas após carro cair no lago de Itá
Próximo artigoUFFS Campus Erechim retorna as aulas após ocupação de prédios por alunos