Vendas da agricultura familiar crescem 14,8% no primeiro fim de semana da Expointer

0
43
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 26.08.2017: Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar. Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Vendas da agricultura familiar crescem 14,8% no primeiro fim de semana da Expointer

Uma série de razões contribuiu para o crescimento dos negócios das agroindústrias familiares no primeiro fim de semana de atividades na 40ª Expointer. Conforme balanço divulgado nesta segunda-feira (28) pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), as vendas de sábado (26) e domingo (27) somaram R$ 544,5 mil, valor 14,8% superior ao faturado no mesmo período do ano passado. “Tivemos grande circulação de público, tempo bom, preços competitivos e produtos diferenciados”, analisou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. “Tudo isso contribuiu para que o Pavilhão da Agricultura Familiar alcançasse esse bom resultado”, explicou.

O Pavilhão da Agricultura Familiar apresenta a produção de 201 empreendimentos familiares, que congregam o trabalho de 1.340 famílias, oriundas de 118 municípios gaúchos, em forma de queijos, embutidos, vinhos, sucos, artesanato indígena, plantas e flores. “O contato direto com o consumidor é importante, pois cria laços com o agricultor familiar, além de promover a descentralização e a diversificação da produção”, explicou o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues.

Os empreendimentos familiares estão dispostos em 198 espaços (145 agroindústrias familiares, 47 expositores de artesanato rural e indígena, plantas e flores e seis empreendimentos do estado de Minas Gerais), além de quatro cozinhas.

O local valoriza as agroindústrias gaúchas incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Para participar da Expointer, além de estarem no Peaf, os empreendimentos selecionados passam por uma avaliação de condições de legalidade tributária, sanitária e ambiental. Outros critérios para seleção são usados, como produção de matéria-prima, empreendimentos gerenciados por mulheres ou jovens, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e silvicultores, produção orgânica certificada e produtos diferenciados.

A Feira da Agricultura Familiar na Expointer é coordenada pela SDR, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, a conveniada Emater RS, Fetag RS, Fetraf RS e Via Campesina.

 

Deixe uma resposta