Sobre Nós

No Brasil a Lei 9.612 de Fevereiro de 1998 instituiu o serviço de Radiodifusão e é a partir desse momento que as rádios comunitárias iniciam suas atividades.

Em Barão de Cotegipe, foi no ano de 2003 que um grupo tomou a iniciativa de solicitar junto ao Ministério das Comunicações a concessão de uma Rádio Comunitária para o Município. Em 19 de dezembro do mesmo ano é oficialmente constituída a Associação Cultural de Radiodifusão Comunitária Cotegipense. A Associação é formada por 31 sócios, dos quais Luís Carlos Balestrin é o presidente.

Em 22 de Novembro de 2010 a Associação foi autorizada pela Anatel a operar a rádio comunitária com o uso de Radiofrequência em caráter provisório. Na data de 21 de abril de 2011 ocorreu a solenidade de Inauguração da Rádio Barão FM 105.9, com a presença dos associados, autoridades e apoiadores. Atualmente a rádio transmite com autorização definitiva para funcionamento concedida pela Anatel em 26 de Abril de 2013.

Foram muitos os desafios superados desde a criação da associação até a transmissão da programação pelas ondas da Rádio Barão FM 105.9.

Para que a Emissora fosse ao ar e alcançasse a credibilidade e solidez que possui hoje, foi necessário o empenho dos associados, de empresas e entidades do município e principalmente da comunidade, que sempre estiveram firmes no propósito de valorizar a iniciativa da criação deste importante meio de comunicação e fazer com que o projeto se solidificasse da maneira como está na atualidade.

A partir da concessão da autorização para funcionamento, a Rádio Barão FM era conduzida por uma equipe técnica de cinco pessoas, atualmente conta com sete colaboradores . A emissora faz companhia a nossos ouvintes 24 horas por dia, sete dias por semana, de segunda a sexta feira, das sete horas da manhã até as 19 horas com uma programação ao vivo, levando muita interatividade, informações locais e tudo o que acontece no Brasil e no Mundo. Aos sábados e domingos é oferecida aos ouvintes uma programação diferenciada.

Após ter superado muitos obstáculos, hoje a emissora é reconhecida por todos como o mais importante meio de comunicação da cidade, levando ao ar notícias, informações e também, é claro, a boa música. A rádio exerce papel fundamental de interatividade entre empresas, poder público, entidades em geral e a comunidade local, sendo indispensável para que as informações de interesse comum cheguem o mais rápido possível à todos os cidadãos.

O trabalho social e comunitário desenvolvido tem sido reconhecido por todos, fazendo com que a associação esteja com a certeza de estar desempenhado o papel a que se propôs quando de sua fundação.

Diante do trabalho realizado, mas principalmente pela consciência de que muitos desafios ainda deverão ser superados, a Barão FM almeja sempre mais poder estar próxima de sua comunidade, fazendo com que seus associados e equipe técnica estejam atentos às necessidades do município.

Assim, após completar três anos de atividades, a associação agradece à toda a comunidade pelo incentivo recebido e pela relação construída. A rádio estará sempre de portas abertas para tudo o que for de interesse social e os microfones estarão sempre à disposição daqueles que trabalham pelo bem comum. Com base nesses ideais é que estamos desempenhando nosso verdadeiro papel junto à comunidade.