O governo do Rio Grande do Sul firmou, nesta segunda-feira (6), o primeiro contrato com um laboratório privado para a realização de exames de coronavírus. A empresa M&S Produtos Agropecuários, de Pelotas, no Sul do estado, realizará cerca de 250 exames por dia.
Até então, o governo do estado concentrava os exames no Laboratório Central do Estado (Lacen). “Precisávamos ampliar a cobertura de exames para profissionais de saúde e da segurança pública a partir do 10° dia da manifestação dos sintomas”, comenta a secretária de Saúde, Arita Bergmann.
O contrato prevê que a empresa forneça os insumos para a realização dos exames em amostras enviadas pela SES. Os resultados devem ser encaminhados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) em até 24 horas após o recebimento do material por parte da empresa.
O contrato tem previsão de duração por seis meses, podendo ser prorrogado até um ano. Segundo o governo, o estado deve ampliar a parceria com universidades para a realização de mais exames. Atualmente, a UFRGS auxilia o Lacen com diagnósticos.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1