Lançada a Campanha Outubro Rosa na região da AMAU

0
66
????????????????????????????????????

Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e das ações preventivas, foi realizado, na manhã desta segunda-feira (2), no salão de eventos da Unimed, em Erechim, o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2017 na região de abrangência da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), reunindo convidados, parceiros, apoiadores e a imprensa.

A Campanha é uma parceria do colegiado das primeiras damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica Alto Uruguai (AMA) e Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho.

Enquanto era servido o café da manhã, fizeram uso da palavra a representante do Instituto Unimed, Ana Beatriz Cosel Zampieri, a primeira dama de Gaurama e coordenadora das primeiras damas da AMAU, Silvana Bettega, e o assessor técnico da Secretaria da Saúde de Erechim e representante do Banco de Sangue, Jackson Arpini.

Na oportunidade, Arpini apresentou os detalhes de evento que será realizado no dia 25 de outubro, no Pólo da Cultura/ACCIE, em Erechim, reunindo os municípios da região e que terá como slogan “Aquilo Que Nos Desafia, Também Nos Fortalece. Quem Ama, Cuida!”. O início está marcado para às 13h30 e a programação contará com acolhimento, palestras, atividades laborais, maquiagem, oficina de lenços, fotografias, degustação de chás, lanche, música e sorteio de brindes.

Durante todo o mês – Outubro Rosa – diversas ações educativas e preventivas serão promovidas na região da AMAU, junto aos 32 municípios que integram a associação, como palestras, ações, atividades e mobilizações. O desafio é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar para a importância da realização dos exames de diagnose e detecção precoce dos tumores.

Palestra Prevenção ao Câncer de Mama
Como estamos iniciando o mês dedicado à prevenção do câncer de mama, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (2), a primeira ação do Outubro Rosa, no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim.

As primeiras damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica Alto Uruguai e o Banco de Sangue promoveram uma palestra com a presença de cerca de 300 pessoas da região, abordando o tema: “Prevenção ao Câncer de Mama”.

A mesa redonda esteve sob a coordenação do assessor técnico da Secretaria da Saúde de Erechim, Jackson Arpini, e fizeram parte também os profissionais Dra. Ana Zampieri (ginecologista), Dra. Adriana Elisa Wilk (oncologista clínica), Cristina Salvi (nutricionista) e Felipe Bolis (educador físico).

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é celebrado em todo o mundo e tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para a prevenção do câncer de mama.

O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, entidades e sociedade em geral em ações de prevenção e detecção precoce da doença, objetivo da campanha.

Deixe uma resposta