Incentivos do RS auxiliam participação de atletas na Olimpíada

0
194

Dos 25 atletas gaúchos classificados para a Olimpíada Rio 2016, 12 tiveram participação do governo do Estado, de forma direta ou indireta, em suas preparações e classificações ao longo do ciclo olímpico, iniciado em 2012.

Entre os selecionados estão Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai, atletas do judô da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), que obtiveram financiamento direto do governo do Estado, por meio do programa Pró-Esporte. Desde 2012, a Sogipa já conseguiu a aprovação para três projetos relacionados ao judô, num total de recursos de R$ 1.825.847,96.

Quando o projeto começou, a Sogipa contava com apenas 20 participantes. Atualmente, o programa já atende 50 pessoas, dando suporte em despesas como moradia, uniforme, alimentação e toda a assistência necessária.

Além dos incentivos do Pró-Esporte, ainda há recursos de editais por meio de convênios com a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel). Ao todo, foram repassados mais de R$ 886 mil, de 2012 a 2015, para instituições como Grêmio Náutico União (GNU), Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e Clube dos Jangadeiros.

Deixe uma resposta