Curso de Odontologia da URI realiza atividades em aldeia indígena

0
722

Acadêmicos do Curso de Odontologia da URI Erechim realizaram uma visita técnica à aldeia indígena de Ventara, pertencente ao município de Erebango. As atividades foram conduzidas pelo professor e Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa, juntamente com a professora Simone Tuchtenhagen. O objetivo da visita foi contextualizar os assuntos relacionados à cultura indígena, que são trabalhados em aula na disciplina de Programa de Saúde da Família IV.

Os alunos e professores foram recebidos pelo cacique Joel Pereira, que explicou aspectos da cultura indígena, bem como hábitos de vida na aldeia, rituais, crenças e algumas palavras em Guarani. O grupo teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e desmistificar assuntos relacionados ao senso comum.

Em seguida, os alunos fizeram uma apresentação teatral sobre cuidados com a saúde bucal e demonstraram como realizar a higiene bucal em manequim. Por fim, repassaram orientações sobre escovação para as crianças e adolescentes do grupo, com a distribuição de escovas dentais.

O Professor Antônio enalteceu a iniciativa, destacando que “aprender no próprio território a cultura indígena é um ganho enorme para o conhecimento desta temática”.

Deixe uma resposta