Bolo do Céu com doce de leite, bolo gelado com fruta

0
112

INGREDIENTES:

pão de ló:

  • 3 ovos grandes
  • 1 pitada de sal
  • ½  xícara de chá de farinha de trigo
  • ½   xícara de chá de açúcar
  • 1 colher de chá  de  extrato ou essência  de baunilha
  • ½  colher de café de bicarbonato em pó

recheio:

  • 2 latas de leite condensado cozido na panela de pressão.

marshmallow com creme de leite:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal xícara de água
  • 2 claras em ponto de neve
  • ½  lata de creme de leite gelado e sem soro

fruta: 

  • 300g de morango fresco ou congelado
  • 300g de framboesa ou outra fruta vermelha da sua preferência

COMO FAZER BOLO DO CÉU COM DOCE DE LEITE:

  1. DOCE DE LEITE: Em primeiro lugar  faça o recheio: doce de leite na pressão.
  2. PÃO DE LÓ: Enquanto isso, enquanto o doce cozinha aproveite para fazer a massa do bolo:  pão de ló clássico, delicado e bem fofinho.
  3. FORMA: Mas antes de fazer a massa separe a forma, eu usei uma retangular de (27cmx19cm) mas sinta-se a vontade para usar uma quadrada ou redonda de 24 ou 25cm.
  4. Para facilitar o desenforme, forre a forma com papel manteiga.
  5. Caso a sua forma seja retangular como a minha, corte um retângulo de papel manteiga um pouco maior que o tamanho da  forma. Então corte as pontas na transversal (veja na foto abaixo) e encaixe o papel na forma. Por fim  unte o papel manteiga pincelando óleo (eu usei desmoldante spray) e reserve.
  6. Agora sim, com a forma untada,   prepare a  massa de pão de ló,
  7. BOLO: Depois verta sobre a forma untada e leve ao forno pré aquecido,  por 20 a 30 minutos ou até que ao espetar o palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco.
  8. DICA: Só tome cuidado para não assar demais, após 20 minutos  fique atento e assim que a massa firmar, faça o teste do palito.  Isso porque,  a  massa quando assada além do necessário,  resseca e não fica tão fofinha!
  9. Agora faça a calda de frutas vermelhas. E para isso é só levar as frutas (congeladas ou frescas)  ao fogo médio/baixo.
  10. Então deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até reduzir. O preparo é similar  ao da geleia, a única diferença é que retiramos do fogo antes do tempo e não tem açúcar, para equilibrar o sabor do doce de leite que já é bem doce. 
  11. MARSHMALLOW: Por ultimo faça a cobertura de  marshmallow com 1/2 lata de creme de leite gelado e sem soro. 
  12. MONTAGEM:  Então  com o doce de leite pronto, a massa do pão de ló pronta e a cobertura de marshmallow com creme de leite e a calda pronta é hora de montar o bolo.
  13. Então, espere o pão de ló amornar e retire-o da forma, retire o papel manteiga e com ajuda de uma faca de serra corte o bolo ao meio. Agora coloque uma parte de volta na forma (a mesma em que o bolo foi assado) Logo depois umedeça a massa com a calda de frutas vermelhas e cubra com o doce de leite.
  14. Não é necessário esperar a massa esfriar totalmente nem tampouco o doce de leitedá para montar com tudo ainda quente.
  15.  Agora é só cobrir com a massa restante e umedecer novamente com a calda de frutas.Depois é cobrir com papel alumínio e levar para geladeira por 4 horas, melhor de um dia para o outro. Caso queira acelerar o processo, coloque no freezer (ou congelador) por 1 hora.
  16. Uma hora antes de servir cubra com  cobertura de marshmallow com creme de leite, reservada na geladeira.
  17. Para decorar (opcional), com ajuda de uma colher de chá  coloque pequenas porções da calda sobre o marshmallow e com a ponta de um garfo faça zigue zague. 
  18. Agora é só servir bem geladinho e bom apetite!

Deixe uma resposta